BEM ESTAR

10 passos para ser um homem organizado

Ser organizado é extremamente necessário nos dias de hoje. Em um mundo cada vez mais rápido, tecnológico e cheio de informação, em que 24 horas nunca são suficientes para dar conta da quantidade de tarefas e obrigações que nós temos, arranjar disposição para se organizar parece uma missão impossível! Mas tenha calma. A seguir falaremos sobre 10 passos que você pode seguir para ser um homem organizado, tanto em relação ao seu dia a dia quanto à sua vida no geral.

10 passos para ser um homem organizado
10 passos para ser um homem organizado

10 passos para ser um homem organizado

Organize seus espaços

É como diz o ditado: comece sempre pelo mais fácil. Manter seu quarto, sua mesa de trabalho ou sua casa organizados pode te ajudar a ter disposição para organizar outros aspectos de sua vida

Estabeleça uma rotina

Rotinas são essenciais para se manter a organização. Procure anotá-las detalhadamente numa agenda ou mesmo no celular para você não se perder.

Faça planos e metas

Além da rotina diária, é sempre bom traçar planos e metas para um futuro próximo. Este passo, você poderá se guiar mais facilmente em direção a seus objetivos.

Pense de forma realista

Busque se focar apenas naquilo que você sabe que consegue. Metas improváveis e planos irreais devem ser evitados a qualquer custo, pois resultam inevitavelmente em frustração. Tenha bastante cuidado!

Tenha foco e disciplina

Agora que você já estabeleceu sua rotina e seus planos para o futuro próximo, cumpra suas obrigações “faça chuva ou faça sol”, como diz o ditado popular. Foco e disciplina são fundamentais para que você consiga se direcionar aos seus objetivos. Não precisa ser uma disciplina militar, mas também não deixe os problemas pararem sua vida.

Estabeleça prioridades

O mundo de hoje exige que sejamos multitarefas. A não que o Super-Homem esteja entre nós, realmente é quase impossível se dedicar a todas as obrigações por igual. Portanto, estabelecer prioridades é indispensável. Faça apenas aquilo que for possível para você no momento.

Assuma a responsabilidade por suas escolhas

Ainda sobre prioridades, é muito importante que você esteja ciente de que você está fazendo uma escolha e de que essa escolha terá consequências.  Portanto, pense bem antes de decidir qual passo tomará a partir de agora. Ainda que a decisão tomada não seja a melhor, procure pensar que você está fazendo o melhor possível.

Faça pausas de vez em quando

Foco é importante, mas sem exageros! Quando você sentir que está sobrecarregado, não tenha vergonha de parar e dedicar um tempo a você mesmo. Afinal, somos humanos e não máquinas.

Reflita sobre sua vida

Uma vida organizada não se resume apenas às rotinas.  A organização precisa vir de dentro também. Para isso, é necessário reflexão. Preste atenção no que você está sentindo, procure entender seus problemas, perceba suas demandas. Como diz o ditado, a mudança começa de dentro pra fora.

Valorize sua saúde física e mental

Este é o passo mais importante e o menos falado. Do que adianta sua rotina estar toda organizada e sua saúde estar péssima?  Esteja focado em seus objetivos, mas foque-se também em você mesmo.  Se todos os passos anteriores deram errado, talvez seja esse o passo que você precisa dar para que você possa ser mais organizado.

Lembre-se: organização é fundamental, mas saúde também é, então, fique atento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *