BEM ESTAR

Como ser organizado

Como ser mais organizado quando não temos o costume de ser assim? Às vezes, a vida exige que a pessoa tenha uma maior organização com o tempo, com o ambiente onde está e com as tarefas a serem feitas. Se você é uma das pessoas que têm dificuldades para se organizar, saiba que não é a única e que aqui você vai encontrar algumas dicas para poder ser dessa forma!

Leia também: 10 Passos para ser organizado

Como ser organizado

Dicas para ser mais organizado

  1. Quando somos desorganizados, para nossa infelicidade a vida está em constante bagunça, nunca fazemos planejamentos e não conseguimos dizer o que é prioritário para nós. A questão número um a ser enfrentada é planejar as coisas antes de fazê-las, para que você tenha um maior controle do que faz.
  2. A segunda coisa é estabelecer as coisas que lhe são prioridade, as coisas que você tem que fazer primeiro. Essas coisas precisam ser feitas antes das outras por diferentes motivos, e esses motivos devem ser estabelecidos por você, a fim de ajudar na decisão.
  3. A limpeza em seu ambiente de estudos e do trabalho, os ambientes que exigem uma organização, devem ser limpados com frequência, e você deve estabelecer um lugar para cada coisa. Compre pastas e envelopes e use gavetas vazias para colocar as coisas nos devidos lugares. Para ajudar na limpeza, pode ser necessário fazer uma lista de tarefas.
  4. Você pode criar uma lista de coisas que vai fazer no dia seguinte, definindo assim suas atividades. Se você é do tipo de pessoa que só funciona bem à tarde, deixe as tarefas pesadas para a tarde.
  5. Temos a tendência a nos cansar durante o dia, então é muito bom fazer as tarefas principais o quanto antes. E pense em uma punição para caso você não cumpra suas tarefas com pontualidade. A punição pode ser não assistir àquele jogo de futebol na TV ou não usar a internet por um dia.
  6. Há as punições, mas deve haver também as recompensas por serviços bem-feitos. Nessa instância, é necessário recompensas por ter feito tudo no prazo certo. As recompensas podem ser comer algo que você gosta ou sair um pouquinho com os amigos. Sempre é importante estabelecer uma rotina com espaço para as amizades e a família.
  7. Para manter a pontualidade, vale a pena usar alarmes, notas autoadesivas, lembretes e outros recursos que você tiver disponíveis.
  8. Tudo é uma questão de adaptação, então o começo pode ser bem difícil para você. Mas uma hora nossa resistência cede e passamos a realizar as tarefas com naturalidade e até mesmo com gosto.

Depois de todas essas 8 dicas para ser organizado, você já quer logo começar, não é? Lembre-se de que mudar muitos hábitos de uma só vez pode ser prejudicial, então vá com calma até se acostumar. Obrigado por acompanhar o artigo e até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *